Nagasaki by Ajari
O mais recente lugar do Japão que foi considerado como patrimônio mundial da humanidade está ligada diretamente com a revolução industrial. Na verdade são vinte e três lugares relacionados com a revolução industrial ocorrida durante a era Meiji sendo que a maioria deles está localizada no sudoeste do Japão e abrange o desenvolvimento da indústria siderúrgica, construção naval e mineração de carvão. São verdadeiros testemunhos da rápida revolução industrial que o Japão presenciou a partir de meados do século XIX até o início do século XX.
Trata-se do primeiro exemplo de transferência de tecnologia de países ocidentais para uma nação não-ocidental, pois o então Japão feudal iniciou o processo de industrialização provindo da América e da Europa.
Para um determinado lugar ser considerado um patrimônio mundial deve-se enquadrar em pelo menos um dos dez critérios estabelecidos pela UNESCO. Os critérios para classificar esses 23 lugares como patrimônio mundial da humanidade foram os itens II e IV, a saber:
(II) por mostrar um importante intercâmbio de valores humanos, durante um período de tempo ou dentro de uma área cultural do mundo, sobre a evolução da arquitetura ou da tecnologia, das artes monumentais, urbanismo ou projeto paisagístico;
(IV) por ser um excelente exemplo de construção, conjunto arquitetônico ou tecnológico ou de paisagem, que ilustre (a) fase significativa (s) da história humana.
Confira mais detalhes e fotos dos 23 lugares no site oficial da UNESCO neste link.