O Curso Bunkyô trabalha com o aluno nos quatro pilares do ensino da língua japonesa para estrangeiros: compreensão auditiva, diálogo, leitura e escrita. Oferecemos aulas do Básico ao Avançado Superior.
Esse trabalho é realizado através do uso de materiais didáticos cuidadosamente escolhidos e montados contemplando também diversos aspectos da cultura nipônica.
As aulas são semestrais, com duas aulas semanais de 90 minutos cada ou uma vez, aos sábados, de 210 minutos. O nosso método de ensino utiliza a divisão de turmas por níveis (cada um com cinco semestres – excetuando-se o nível Avançado Superior), a saber:
BÁSICO
Introduz a gramática básica e estruturas de sentenças visando preparar o aluno a manter um diálogo simples, abordando várias situações do cotidiano japonês. Na parte da escrita são ensinados o sistema hiragana e o kataka (elementares) e também kanji (ideogramas).
- Início da comunicação básica em língua japonesa em situações do cotidiano.
- Ensino do sistema de escrita japonês podendo-se utilizar nas redações os kanji ensinados em sala de aula para escrever redações curtas.
- Através de material áudio-visual, acostuma-se a ouvir entonações, acentos e sons próprios do idioma japonês.
- Introdução do vocabulário: ao término do nível básico são ensinadas aproximadamente 1020 palavras.
INTERMEDIÁRIO
Visa preparar o aluno para diversas necessidades comunicativas, aproveitando as palavras e gramática que aprendeu nos níveis anteriores para formar frases mais complexas. Estimula-se a desenvolver habilidades para interpretar textos, construir frases e escrever redações com mais informações.
- Desenvolvem-se habilidades de comunicações mais complexas das situações do cotidiano.
- Início de compreensão e leitura de textos mais longos.
- Continuação do estudo de kanji estimulando-se a produzir redações mais longas e com mais conteúdo.
- Práticas de diálogos, role-playing e atividades em grupo ajudam a desenvolver uma conversação com mais confiança.
AVANÇADO
Introduz uma gramática mais complexa, avançada sempre utilizando o conhecimento adquirido nos níveis anteriores.
- Desenvolve-se uma conversação mais avançada na medida em que se eleva o nível de proficiência.
- Início de compreensão e leitura de artigos e outros textos de caráter geral.
- Prática de diálogos em várias situações e estimula-se a desenvolver habilidades para expressar suas próprias ideias e opiniões.
- Os temas das redações são mais amplos.
AVANÇADO SUPERIOR
Ao concluir o nível avançado, pode-se continuar os estudos para aprimorar sua proficiência. Neste nível, recebe-se vários tópicos para discussões em sala de aula e é estimulada a produção de ensaios. Não há uma duração específica, atendendo ao interesse e necessidade do aluno.
- Consolidando-se todo o conhecimento adquirido dos níveis anteriores, busca-se a fluência do idioma.